Rocha Lopes

PALESTRAS

DE ACORDO COM A SUA NECESSIDADE

DISRUPÇÃO E O FUTURO DAS PROFISSÕES
Quase todas as profissões têm ciclos. Nascem, evoluem e desaparecem. Agora, contudo, a velocidade desses ciclos é mais rápida com o avanço impressionante da tecnologia. Prevê-se que mais da metade das crianças hoje no ensino fundamental exercerão atividades profissionais que ainda não existem, algumas sequer ainda imaginadas. Qual o futuro da sua profissão? Como lidar com esse novo mundo disruptivo? Como educar as crianças e os adolescentes neste ambiente e com estas dúvidas? Sobre isso que conversamos nesta palestra.

 

O FUTURO DA ADVOCACIA NA ERA DIGITAL

Como os profissionais do direito, em especial os advogados, sobreviverão às mudanças disruptivas contemporâneas? Os robôs substituirão os seres humanos e dominarão o mundo ou isso é pura literatura fantasiosa de ficção científica? Os temas e as gravatas farão no guarda-roupas com as possibilidades de trabalho remoto? As tecnologias trarão mais tempo ou tomaram o tempo dos advogados? O profissional terá que aprender novas habilidades e preservar a advocacia, ou isso é exagero da mídia? Estes e outros dilemas são os pontos de reflexão desta palestra.

A INFLUÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO CONFLITO DE GERAÇÕES

Conflito de gerações faz parte da história da maioria das famílias desde que o mundo é mundo. Acentua-se, sem dúvida, a cada… geração. Entretanto, com tantas mudanças tecnológicas às dúvidas dos pais se acentuam. Crianças que não cobram mais nas mesas de restaurantes por causa de tablets e celulares trazem questionamentos. Qual o limite entre o digital dos pais? Qual o limite liberado dos filhos? Qual o limite da influência das famílias dos amigos? Tudo isso é solução – se é que existe – passa pela conversa franca e parceria escola/família. E pela mente aberta dos pais, sem que abram mão de seus princípios.

FAKE NEWS, DEEP FAKE E OS RISCOS PARA AS EMPRESAS

Fake news não significam problemas exclusivamente para pessoas naturais. Empresas também já são alvo dos boatos e afirmações que se revestem de notícias sérias, o que pode acarretar sérios danos financeiros a uma marca. E quando a informação é associada ao deep fake, com vídeos e áudios elaborados para ludibriar a boa fé dos consumidores, a situação se agrava. Como as empresas podem se prevenir de tudo isso e garantir que o ambiente corporativo seja reflexo da verdade e da confiança entre os membros colaboradores? Um panorama sobre esse dilema será exposto nessa palestra.

MINIMIZANDO RISCOS JURÍDICOS PARA INFLUENCIADORES DIGITAIS

Com o advento da tecnologia, bônus e ônus apareceram para quem optou por ser influenciador digital e trabalha com público nas redes sociais, independentemente do tamanho da fama. A preocupação com a oferta na tomada de decisões ainda é, portanto, presente, mas é necessário ir além às questões jurídicas que a permeiam. Entender contratos, obrigações e responsabilidades tornou-se obrigação de todo influenciador (e de todo digital influencer) que quer crescer sem riscos de grandes prejuízos, acompanhando as tendências jurídicas e ajustando a linguagem ao lidar tanto com seu público quanto com seus parceiros comerciais ou patrocinadores.

COMPLIANCE DIGITAL NA ÁREA MÉDICA E ODONTOLÓGICA

Como os profissionais atuantes nas áreas médicas e odontológicas, clínicas e hospitais podem se proteger dos riscos que a tecnologia traz, principalmente agora, com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é a linha mestra desta palestra.

PÓS-VERDADE, FAKE NEWS E POLÍTICA

Versões e boatos são versões começaram a fazer parte do cotidiano político. As discussões passaram a ter mais como objeto a pessoa do que a ideia. Argumentos afiados não valem se não estiverem de acordo com o que o interlocutor pensa. Até que ponto os boatos que envolvem a política e políticos interferem na vida do cidadão?

Fale comigo

Aqui você decide. Qual o tema mais adequado para você? A tecnologia, a disrupção, a educação digital e os conhecimentos jurídicos podem ser alinhados conforme a sua expectativa de possibilidade. Sua preocupação maior poderá estar nessas áreas mencionadas descritas, mas, nenhuma delas abrange o seu objetivo? Então, vamos encontrar a linha mais adequada seja com a equipe de seus colaboradores. Converse conosco e vamos encontrar a melhor solução.